+55 49 3442-1087

setcom@setcom.org.br

Notícia

SETCOM articula elaboração de projeto pela iniciativa privada para novo trevão em Irani

28/12/2022

O presidente do Setcom, Ederson Vendrame, acredita que será possível a partir de 2023 buscar apoio da iniciativa privada para elaborar um projeto visando a construção de um novo trevo entre as BRs 153 e 282, em Irani.

A articulação já está ocorrendo para construção um novo trevão, porém em função da falta de iniciativa do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) os empresários podem se mobilizar para dar o primeiro passo que é a elaboração do projeto.

A ideia foi apresentada na última reunião da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio-Oeste Catarinense (FETRANSCESC).

O trevão do Irani registra com frequência acidentes. Dezenas de mortes também já foram contabilizadas no local. Vendrame acredita que uma solução precisa ser dada para reduzir as tragédias no trecho. Ele defende a construção de uma rótula ou talvez uma pista com elevados.

"Os profissionais da engenharia conseguirão com mais conhecimento buscar uma alternativa viável para reduzir os acidentes e minimizar os problemas registrados no local", reitera.

Ainda não é possível estipular o valor que irá custar o projeto, mas a entidade está trabalhando para buscar a adesão de parceiros. Depois do projeto concluído, ele será apresentado ao Governo Federal para realização da obra.

As BRs 153 e 282 tem um movimento intenso de veículos, sobretudo de caminhões e carretas que fazem o escoamento da produção regional para os portos no litoral catarinense e o centro do Brasil.

"Temos um local deficiente para os motoristas. Já pedimos por muitas vezes para realizarem melhorias no local. Nunca foi feito nada. Nem projeto se tem para melhorar o trevão. Vamos dar o passo inicial pensando no coletivo e nas famílias que usam as rodovias da região", esclarece.

Image title