O presidente do Setcom, Ederson Vendrame, irá encaminhar ofício aos senadores catarinenses e ao Legislativo Municipal em Concórdia reiterando o apoio aos Bombeiros Voluntários após a aprovação de um Projeto de Lei que poderá tornar a entidade ilegal em todo o Brasil.
Na Câmara Federal o Projeto de Lei já foi aprovado. Caso passe pelo Senado Federal os Bombeiros Voluntários terão problemas para a manutenção das entidades e continuidade dos serviços à nossa comunidade.
De acordo com Vendrame, o SETCOM defende os Bombeiros Voluntários e reconhece o trabalho que as entidades desenvolvem em todo o Estado, sobretudo em Concórdia.
"A nossa corporação é tradicional no Município e precisa continuar prestando esse apoio a nossa sociedade. Também reitero que na região são muitas corporações de voluntários que com excelência prestam um serviço nobre e corajoso", diz.
A Câmara de Vereadores de Concórdia já fez encaminhamentos de moção aos Senadores e lideranças políticas catarinenses. Agora, o SETCOM também está se posicionando contrário ao Projeto de Lei que ficou "engavetado" há décadas e foi aprovado sem nenhuma discussão mais ampla.
Os Bombeiros Voluntários atendem quase 2 milhões de catarinenses em 52 cidades de Santa Catarina. São em média 199 ocorrências de transportes de pacientes todos os dias no Estado, 12 mil auxílios extraordinários e 2871 ocorrências de incêndio todos os anos.